Início » Human Rights Watch critica silêncio de Guterres sobre Jogos Olímpicos

Human Rights Watch critica silêncio de Guterres sobre Jogos Olímpicos

Pequim está a usar os Jogos Olímpicos de Inverno para mascarar o “terrível balanço” em matéria de direitos humanos disse esta quinta-feira o diretor executivo da Human Rights Watch condenando o silêncio de António Guterres.

“O governo chinês utiliza claramente os Jogos de Pequim para branquear ou mascarar, através do desporto, a terrível repressão”, acusou Kenneth Roth em entrevista à France Presse no dia em que é publicado o relatório anual da organização governamental sobre violações de direitos humanos em todo o mundo.

Para Kenneth Roth “mais países” devem recusar o envio de representantes governamentais aos Jogos Olímpicos de Inverno e condena o silêncio do secretário-geral das Nações Unidas sobre o assunto.

Na entrevista, Kenneth Roth critica António Guterres, que deve deslocar-se aos Jogos Olímpicos de Inverno, “por ter ficado completamente calado e por se ter recusado a criticar o governo chinês”.

“A comunidade internacional deve juntar-se no boicote diplomático nestes jogos”

Os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá e o Reino Unido anunciaram que não vão enviar representantes oficiais aos jogos “por causa do genocídio em curso e de crimes contra a humanidade de Xinjiang e de outras violações contra os direitos humanos”.

Apesar da medida política e diplomática, os atletas desses países vão participar nas competições.

Kenneth Roth considera que os países “não podem simplesmente fazer de conta que está tudo normal. Pelo menos, a comunidade internacional deve juntar-se no boicote diplomático nestes jogos”, frisou.

Para o responsável pela Human Rights Watch (HRW) os financiadores também devem demonstrar o mesmo tipo de atitude “em vez de ajudarem a mascarar a situação e devem denunciar o que se passa em Xinjiang”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!