Início Angola Angola e França assinam acordo na área da Cultura

Angola e França assinam acordo na área da Cultura

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola e o Ministério da Cultura de França assinam na primeira semana de Fevereiro, em Paris, França, um protocolo de cooperação para assegurar a formação de quadros angolanos, anunciou, em Luanda, o ministro Filipe Zau.

Em declaração à imprensa, recentemente, em Luanda, o ministro adiantou que a deslocação a Paris está prevista para o dia 4 de Fevereiro, para a assinatura de um acordo de cooperação destinado à formação de quadros nacionais no domínio do turismo cultural, melhoramento do funcionamento das instituições museológicas e das bibliotecas.

O acordo prevê, igualmente, a identificação, estudo, conservação, valorização e divulgação do património histórico e cultural, bem como  a promoção das actividades artísticas como meio de atracção de turistas e arrecadação de receitas para alavancar o sector económico no país.

As partes devem, também, estabelecer acções de troca de experiências, programas de superação, promoção de actividades e intercâmbio, envolvendo outros agentes culturais e mecenas, com o objectivo de promover actividades culturais e artísticas de ambos países.

O acordo deve ser rubricado pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola, Filipe Zau, e a ministra da Cultura de França, Roselyne Bachelot, respectivamente.

Durante a estada em França, disse, vão ser também restituídas duas peças de escultura ao Museu do Louvre, que se encontram sob tutela da Embaixada de Angola em França.

Todos os espólios solicitados pelo Governo francês, segundo o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, serão devolvidos aos respectivos proprietários ou países de origem mediante acordos de cooperação.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!