Início » Será que o Homo Sapiens chegou mais cedo à Península Ibérica?

Será que o Homo Sapiens chegou mais cedo à Península Ibérica?

Como foi a evolução do Homem de Neardental para o homem da época moderna, o Homo sapiens? Como viviam em diferentes pontos da Europa, que animais e plantas existiam na altura? Vera Aldeias espera poder responder a todas estas questões utilizando métodos modernos.

“Vamos olhar para essa transição através de coisas que estão preservadas e são microscópicas, nomeadamente pequenas partículas de ADN, de proteínas, mas também de lípidos, que nos podem dizer quem estava a habitar aquele sítio arqueológico naquela altura, qual o ambiente e que género de comportamentos é que tinham”, conta a cientista.

O projeto MATRIX, explica a investigadora, “foca-se no período de transição de Neandertais para os Sapiens – um momento fulcral na nossa evolução e que pode ajudar-nos a explicar porque é que a nossa espécie é hoje a única a habitar o planeta”.

A investigadora, arqueóloga do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, recebeu uma bolsa Starting do Conselho Europeu de Investigação no valor de quase dois milhões de euros, a primeira vez que uma bolsa desta instituição é atribuída a Portugal na área de arqueologia.

Vera Aldeias assume-se como uma geoarqueóloga. A partir da terra consegue perceber os tempos antigos ao microscópio. A equipa por si liderada vai analisar um conjunto alargado de sítios arqueológicos, desde a Geórgia até Portugal, para perceber a dinâmica da passagem do Neandertal para o Homo Sapiens. O projeto vai analisar os sedimentos (a terra) e, com o auxílio de novas tecnologias, extrair moléculas preservadas que poderão levar à descoberta sobre que humanos, animais e até plantas existiam nessa altura.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!