Início » Dona do Expresso e SIC diz que não recebeu pedido de resgate

Dona do Expresso e SIC diz que não recebeu pedido de resgate

“À data do presente comunicado não foi efetuado qualquer pedido de pagamento (“resgate”)”, informou a Impresa, atribuindo o ataque informático a um grupo denominado “Lapsus$ Group”. Segundo diz, os piratas conseguiram entrar na “rede interna” do grupo de comunicação social, bem como nos “meios de controlo da plataforma de cloud (AWS)” utilizada pelo mesmo.

Como adiantou o JN nesta quarta-feira, com os ataques, os piratas informáticos terão causado enorme destruição de dados nos arquivos digitais da SIC e do “Expresso”.

O comunicado emitido pelo Grupo Impresa não faz referência à destruição de dados, reconhecendo apenas que “demorará algum tempo para que a normalidade de todas as operações seja reposta”.

Judiciária investiga ataque

Desde domingo, a Impresa “tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança”. Além disso, acrescenta, “foram contratadas empresas especializadas para auxiliar os departamentos internos do grupo”.

O Grupo Impresa admite que o ataque “tem dificultado seriamente a missão” dos seus órgãos de comunicação social. “E, por estar a limitar a nossa capacidade de informar, resulta num grave atentado à liberdade de imprensa”, acrescenta, salientando que “tem requerido de todos os profissionais” da empresa “um esforço extraordinário para tentar colmatar as dificuldades técnicas impostas”.

A Impresa apresentou “uma denúncia/queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, contra incertos, pela prática de crimes de terrorismo, dano relativo a programas ou outros dados informáticos, sabotagem informática, acesso ilegítimo, acesso indevido, desvio de dados e destruição de dados”.

O incidente “foi também notificado à Comissão Nacional de Proteção de Dados e foi hoje [quarta-feira] enviado um comunicado sobre o incidente” à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, acrescenta.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!