Início » Cabinda lança produção de ouro com os primeiros 15 quilogramas

Cabinda lança produção de ouro com os primeiros 15 quilogramas

A Sociedade Mineira Buco-Zau pode, este ano, materializar a primeira comercialização de ouro, em Cabinda, a compradores do mercado nacional e internacional, dentro das políticas do Executivo de diversificação das exportações, para a aquisição de divisas.

Ao apresentar cumprimentos no final de ano, o governador de Cabinda, Marcos Alexandre Nhunga, admitiu que as primeiras vendas de ouro da província vão acontecer este ano, com a venda oficial de 15 quilogramas de ouro bruto, marcando um passo histórico no sector mineiro do país.

De acordo com o secretário provincial da Indústria, Recursos Minerais e Petróleo, Henrique Bitebe, a comercialização dos 15 quilogramas de ouro é fruto da experiência dos ensaios de prospecção, efectuados pela Sociedade Mineração Buco-Zau.

Para Henrique Bitebe, com a concretização desta venda oficial, o mercado internacional vai valorizar o ouro de Cabinda, o que vai permitir atrair mais investidores internacionais. Referiu que, existindo mais investidores no sector mineiro e a confirmar-se as condições técnicas do produto, a exportação do ouro de Cabinda vai tornar-se num processo regular.

“É importante que surjam mais empresas a investir no sector mineiro de Cabinda, porque os 15 quilogramas de ouro não superam o investimento feito pela empresa”, disse, adiantando que, com a venda, a província mais a Norte do país vai entrar nos indicadores de comercialização de ouro do mercado internacional.

“Se fizermos a primeira venda e confirmarmos a qualidade do ouro de Cabinda, penso que iremos atrair mais investidores e, certamente, mais empregos serão assegurados para os jovens, pois, só com os trabalhos de exploração em desenvolvimento, a Sociedade Mineração Buco-Zau conseguiu empregar 80 jovens”, sustentou.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!