Início » Xi diz que pandemia obrigou a repensar economia de Macau

Xi diz que pandemia obrigou a repensar economia de Macau

O Presidente da China acredita que a Covid-19 mostrou que o desenvolvimento de Macau precisa de “uma reflexão mais profunda”

A pandemia fez repensar a economia de Macau. Na audiência que teve com o Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, que está em missão oficial em Pequim, Xi Jinping acredita que “a pandemia obrigou as pessoas a reflectirem. Assim, todos os setores da sociedade de Macau têm agora um conhecimento mais claro sobre os problemas existentes na estrutura económica”.

No entanto, Xi considerou que Macau manteve um desenvolvimento estável em 2021 e preveniu e controlou a situação pandémica, normalizando, através da política de zero Covid, também aplicada no Interior do País e em Hong Kong, a passagem fronteiriça com o interior da China.

A pandemia obrigou ainda a repensar na economia de Macau no sentido que a economia está a recuperar de forma gradual e as empresas mais pequenas têm recebido apoio do Executivo.

Na questão da segurança, Xi Jinping sublinhou o constante aperfeiçoamento do regime jurídico de defesa da segurança nacional e o mecanismo de execução, tendo concluído “com êxito as eleições para a VII Assembleia Legislativa e a aplicação do princípio base ‘Macau governado por patriotas’”.

Leia também: Ho Iat Seng quer população com confiança na recuperação económica

A Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau na Ilha da Montanha, recentemente aprovada pelo Governo Central “contribui para o novo avanço da integração de Macau no desenvolvimento” do país, referiu o Presidente, que acredita que a Pátria é “sempre o forte apoio para a manutenção da estabilidade e da prosperidade de Macau a longo prazo”. 

O princípio ‘um país, dois sistemas’ e a diversificação adequada da economia em Macau vão continuar a merecer o apoio de Pequim.

Leia mais em TDM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!