Início Notícias Países pobres com direito a 0,6% das vacinas

Países pobres com direito a 0,6% das vacinas

Apenas 0,6 por cento das vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas pelos países pobres, revelou a Human Rights Watch na quarta-feira, alertando para a desigualdade de acesso.  

Até 29 de novembro, a grande maioria das vacinas produzidas pela Pfizer, Moderna e Janssen teve como destino países desenvolvidos, segundo dados recolhidos pela empresa de análises e informações cientificas, Airfinity, citados pelo grupo People’s Vaccine Alliance. 

Leia mais sobre o assunto: Comissão dos EUA recomenda prioritizar vacinas de Pfizer e Moderna

A 12 de outubro, governos de países desenvolvidos comprometeram-se a doar 1,8 biliões de doses de vacinas, mas apenas 14 por cento foram entregues, de acordo com os dados da Airfinity. 

 “A produção de vacinas tem ficado repetidamente aquém das projeções. Em setembro, a COVAX, a iniciativa global de aquisição de vacinas, anunciou uma redução de 25 por cento na sua angariação de vacinas previsto para 2021”, salientou a Human Rights Watch. 

Leia também: Johnson & Johnson já está a desenvolver vacina contra Ómicron

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias há seis vezes mais doses de reforço a serem administradas globalmente do que as primeiras doses em países pobres. 

A “maioria das doações” de vacinas para África “têm sido ‘ad hoc’, fornecidas com pouca antecedência e com uma vida útil curta”. 

Leia mais sobre o assunto: Xi promete a África mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19

“Isto tornou extremamente difícil para os países planear campanhas de vacinação e aumentar a capacidade de absorção”, relataram num comunicado conjunto, divulgado em 29 de novembro, o African Vaccine Acquisition Trust (AVAT), os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças, reunidos no Africa CDC, e a COVAX – o mecanismo internacional, criado pela Aliança para as Vacinas (Gavi) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para permitir a 92 países e territórios desfavorecidos receberem gratuitamente vacinas financiadas por países ricos. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!