Projetos firmados para impulsionar Macau em Hengqin

Projetos firmados para impulsionar Macau em Hengqin

Lei Wai Nong, secretário para a Economia e Finanças, explicou a importância da criação de planos para estimular a Zona de Cooperação Aprofundada. O responsável referia-se ao início da construção dos novos canais aduaneiros de “segunda linha”, bem como os 12 projetos (mais quatro projetos cívicos) firmados nesse mesmo dia. 

A construção das instalações de fiscalização e operações alfandegárias de controlo de “segunda linha” foi oficialmente iniciada na segunda-feira. Na cerimónia de inauguração, Lei Wai Nong, secretário-geral da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação Aprofundada, referiu que a aceleração na construção de projetos “é essencial para incentivar a mobilidade de diversos recursos entre Hengqin e Macau de forma eficaz, conveniente e segura”. “É também necessário impulsionar a criação de um ambiente institucional e um espaço de vida em linha com o de Macau”, salientou.  

Leia mais sobre o assunto: Hengqin vai simplificar circulação de mercadorias entre Macau e Guangdong

As instalações de fiscalização ocupam uma área total de 245,4 mil metros quadrados e contam com um investimento total de cerca de 597 milhões de yuan. O espaço é composto por cinco canais de controlo de “segunda linha” e um total de sete instalações localizadas na ponte de Hengqin, túnel de Hengqin, canal de Shenjing, porto marítimo de Hengqin, estação Norte de Hengqin da extensão da linha Cantão-Zhuhai de Intercity Railway, estação de Hengqin e estação de Zhuhai Changlong. A conclusão do projeto está prevista para 30 de junho de 2022.  

Leia mais sobre o assunto: Novo Porto de Hengqin quer criar “fronteira inteligente”

No mesmo dia realizou-se a assinatura de contratos para 12 projetos, sendo que quatro têm financiamento proveniente de Macau. Os projetos abrangem áreas como circuitos integrados, informação eletrónica, biomedicina, medicina tradicional chinesa, big health e finanças modernas. Metade destes dizem respeito à investigação e desenvolvimento tecnológico e setores de produção de alto nível, como o Centro de Inovação Internacional da Indústria de Informação Eletrónica. 

Postos fronteiriços em Hengqin
Leia também: Mais de 500 projetos de Macau foram lançados em Hengqin

Outro dos projetos terá como objetivo principal a criação de um laboratório com foco na investigação de uma inteligência semelhante ao cérebro humano. Para tal, a Plataforma de Computação Inteligente de Hengqin e o Centro de Engenharia Inteligente Guangdong-Hong Kong-Macau irão criar um sistema “três em um”. Desta forma, os laboratórios da província irão acelerar o crescimento da indústria de inteligência artificial em Hengqin.  

Por outro lado, o projeto de circuitos (financiado por Macau) terá um investimento total de três mil milhões de yuan. Com a ajuda da tecnologia de comunicação da Wise Road Capital, os recursos industriais do grupo Guangda Rongzhi poderão ser usados para desenvolver bases de dados e a indústria de chips eletrónicos.  

Leia mais sobre o assunto: Primeiro objetivo da cooperação em Hengqin é diversificar economia de Macau

Já o Fundo de Semicondutores de Guangdong-Macau, com um orçamento de 10 mil milhões de yuan, foi criado em conjunto por uma plataforma estatal de Zhuhai e pela Sino IC Leasing. O projeto, também financiado por Macau, foca-se na cadeia industrial de circuitos integrados. O Vale de Inovação Internacional Daan de Hengqin possuirá recursos tecnológicos industriais da Daan Incubator e seguirá um modelo “indústria-universidade-investigação-medicina”. O plano é financiado por Macau e será desenvolvido no centro biomédico Guangdong-Macau.  

Outro dos projetos é o Fundo para a Indústria de Semicondutores e Circuitos Integrados de Guangdong, que irá trazer, através do seu financiamento, empresas da área para a Zona de Cooperação.  

Irá também ser criada uma equipa de 100 indivíduos para desenvolver microcontroladores e microprocessadores automáticos, bem como sensores para auxiliar no desenvolvimento da indústria de circuitos integrados.  

Leia também: Empresas da Grande Baía miram a ASEAN

Além disto, foram ainda celebrados quatro projetos cívicos após a cerimónia de inauguração dos canais de fiscalização. Entre estes estão a escola de aplicação da Universidade Capital Normal em Hengqin, o centro de atividades familiares da Associação Geral das Mulheres de Macau em Guangdong, a base de formação na área de saúde e higiene sanitária Hengqin-Macau e postos de demonstração de serviço básico de apoio domiciliário em Hengqin.  

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
ChinaEconomia

Hengqin implementará medidas de apoio à finança moderna em Macau

ChinaEconomia

Associação Comercial apela ao investimento na Grande Baía

ChinaGrande Baía

Hengqin: Uma viagem à Ilha da diversificação

ChinaGrande Baía

Circulação de residentes e promoção de negócios na mira de Hengqin

Assine nossa Newsletter