Início » China quer relações com Cabo Verde num “novo nível”

China quer relações com Cabo Verde num “novo nível”

Desde 2015, mais de cinco mil estudantes começaram a aprender mandarim no Instituto Confúcio localizado na capital de Cabo Verde, segundo noticiou a Macao News.

A China quer novas relações com Cabo Verde. Xi Jinping, Presidente chinês, “atribui grande importância à amizade” com o país lusófono e está disposto a trabalhar para “levar as relações a um novo nível”, referiu o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong. 

O diplomata salientou ainda ter transmitido as felicitações de Xi Jinping a José Maria Neves, recém-eleito Presidente cabo-verdiano, acrescentando que as relações bilaterais “tinham sido amigáveis durante muito tempo e a cooperação pragmática entre as duas partes tinha produzido resultados frutíferos, tal como benefícios tangíveis para os seus povos”.  

“Desde o ano passado, apesar dos inconvenientes causados pela pandemia ao nível do intercâmbio de pessoal entre os dois países, a cooperação pragmática não tem abrandado”, garantiu. 

Leia também: Relação de África com a China deve ser menos centrada na dívida

Du Xiaocong destacou a inauguração do novo campus da Universidade de Cabo Verde, que acolhe o Instituto Confúcio, bem como a abertura do curso de licenciatura em mandarim 

Segundo o embaixador, o novo curso “é um passo importante” para Cabo Verde poder “contar com a sua própria universidade para formar os seus professores de língua chinesa”.  

“Beneficiará certamente a amizade entre a China e Cabo Verde a longo prazo, assim como a contínua expansão do processo de internacionalização da Universidade de Cabo Verde. É uma decisão clarividente”, acrescentou. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!