Morreu o ator australiano de 'Crocodilo Dundee' - Plataforma Media

Morreu o ator australiano de ‘Crocodilo Dundee’

David Dalaithngu, o ator aborígene australiano, lembrado por seu papel no filme “Crocodilo Dundee” e considerado um dos grandes artistas do seu país, morreu aos 68 anos, quatro anos depois de ter sido diagnosticado com câncer de pulmão

Dalaithngu, que pertencia ao clã Mandhalpingu e cresceu na remota Terra de Arnhem, no Território Norte australiano, ficou conhecido internacionalmente por suas interpretações impactantes.

Após o sucesso de seu primeiro filme, “A Longa Caminhada” (1971), sua carreira se estendeu por cinco décadas e incluiu a fita “O País de Charlie”, com a qual ganhou um prêmio no festival de Cannes.

Mas ele ficou especialmente conhecido por seu papel em “Crocodilo Dundee”, de 1986, após o qual recebeu a Ordem da Austrália e foi incluído na lista de honra do aniversário da rainha.

O ator e bailarino aborígene passou seus últimos anos em Murray Bridge, na Austrália do Sul, devido à sua saúde debilitada.

“É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul a morte de um artista icônico, único em sua geração, que moldou a história do cinema australiano e a representação aborígene na tela”, disse o chefe de governo do estado da Austrália do Sul, Steven Marshall, em um comunicado.

Sua vida também foi marcada pelo álcool e por períodos de pobreza.

Em setembro de 2011, foi condenado por agredir sua esposa com o cabo de uma vassoura enquanto estava embriagado.

Related posts
MundoPolítica

Austrália comprará submarinos nucleares dos EUA em acordo novo e ambicioso

Política

Ministério da Defesa da Austrália remove das suas instalações câmaras de fabrico chinês

Mundo

Cápsula radioativa perdida foi encontrada na Austrália

Sociedade

Avião com 145 passageiros aterra em Sydney apenas com um motor

Assine nossa Newsletter