Início » Centena de voluntários para testar vacina portuguesa

Centena de voluntários para testar vacina portuguesa

A Immunethep, a empresa portuguesa de biotecnologia que está a desenvolver uma vacina contra a covid, já recebeu “mais de uma centena de manifestações de interesse de pessoas que querem participar nos ensaios clínicos, incluindo vários profissionais de saúde”, disse, ao JN, Pedro Madureira, um dos fundadores.

Os ensaios não clínicos, em ratinhos, terminaram em julho e, desde então, a empresa, com instalações em Cantanhede, está “parada” a aguardar financiamento para poder prosseguir para a próxima etapa, tal como o JN noticiou.

A próxima etapa serão os ensaios clínicos, que irão decorrer em várias fases, a última das quais no estrangeiro. Nas fases um e dois, pretende-se “despistar toxicidade” e perceber “se a vacina é imunogénica, ou seja, se leva à ativação do sistema imune”, especificou Pedro Madureira. Para isso, serão necessárias cerca de 200 pessoas em Portugal. Não deverá ser difícil encontrar quem queira participar, já que, mesmo sem pedirem voluntários, mais de uma centena manifestou espontaneamente vontade.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!