Início » Britney Spears está livre. Tutoria termina ao fim de 14 anos

Britney Spears está livre. Tutoria termina ao fim de 14 anos

A decisão da juíza Brenda Penny, do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, marca uma vitória extraordinária para a cantora e um ponto final no acordo legal que foi estabelecido e supervisionado pelo seu pai, em 2008, depois de Britney ter tido um colapso nervoso e ter estado internada.

Na época, Jamie Spears pediu aos tribunais a tutela temporária de emergência, alegando que o estado mental da filha a impedia de administrar os negócios, cuidar da saúde ou tomar decisões.

O fim da tutoria aconteceu cinco meses depois de Britney Spears, com 39 anos, ter falado pela primeira vez sobre o acordo em tribunal. A cantora revelou que tinha sido obrigada a tomar medicamentos, a atuar contra a sua vontade e ainda que o pai tinha sido “abusivo” no controlo da sua vida. O tribunal suspendeu a tutoria do pai em setembro. Desde então, Jamie Spears deixou de ter voz na gestão da vida privada ou nas finanças da filha, que ficou a cargo de profissionais.

A decisão desta sexta-feira significa que Britney Spears vai poder retormar o controlo dos seus bens e vai deixar de pagar a uma equipa de profissionais e advogados para supervisionar os seus assuntos.

Movimento #FreeBritney

O caso suscitou protestos internacionais e levou a um escrutínio generalizado do tratamento mediático das estrelas pop femininas e do sistema de tutoria dos EUA que afeta milhões de pessoas. Os fãs, que têm organizado manifestações #FreeBritney durante anos, fecharam a rua à porta do tribunal no centro de Los Angeles esta sexta-feira para se reunirem em apoio à rescisão e planearam uma “festa da liberdade”.

Em fevereiro, a vida de Britney Spears voltou à esfera pública com o lançamento do documentário “Framing Britney Spears”, focado na trajetória da cantora norte-americana, incluindo os momentos de maior popularidade e os acontecimentos que levaram a que a sua vida passasse a ser controlada pelo pai.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!