Início 觀點 Outro submarino nuclear encontrado no mar do Sul da China

Outro submarino nuclear encontrado no mar do Sul da China

David ChanDavid Chan*

Depois de no passado dia 2 um submarino nuclear americano de classe Seawolf ter sido obrigado a navegar lentamente até Guam, após uma colisão com um objeto não identificado perto das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China, outro submarino nuclear americano foi detetado nas mesmas águas, desta vez perto da Ilha Huangyan. Esta é uma ilha que está sob controlo chinês desde 2014. Segundo fontes de análise estratégica da região do mar do Sul da China, às 10 horas da manhã de 22 de outubro, um satélite detetou um submarino nuclear americano suspeito nas águas da Ilha Huangyan.

No mesmo dia, um Boeing P-8 Poseidon tinha partido da Base Aérea Clark, nas Filipinas, para monitorizar a área do Mar do Sul da China, talvez em conjunto com o submarino encontrado. Esta informação, apesar de já ser de conhecimento público, ainda não foi confirmada oficialmente. Durante o último incidente, com a colisão do USS Connecticut, o Ministério dos Negócios Estrangeiros Chinês decidiu esperar pelo comunicado oficial das forças americanas antes de tomar qualquer posição, recebendo algumas críticas sobre as suas capacidades. Contudo, agora foi a China quem anunciou o incidente, esperando apenas confirmação do lado americano.

É altamente improvável que submarinos ingleses, franceses, russos ou até mesmo indianos entrem no Mar do Sul da China, visto que o INS Arihant está fora de serviço desde que foi devolvido à fábrica para ser reparado, em 2018. Analisando a situação de forma realista, a Índia também nunca iria entrar no mar do Sul da China com apenas um submarino. Mas porque estava o submarino na superfície das águas chinesas? Normalmente estes submarinos nucleares conseguem ficar submersos durante meses enquanto estão em missão e apenas sobem à superfície por razões excecionais.  

A Ilha Huangyan chegou a ser usada pelos EUA como carreira de tiro para exercícios militares, porém, desde o conflito em 2014 que a China assumiu controlo da ilha e mantém navios de guerra e polícia marítima no local durante o ano. Quando o submarino americano foi detetado à superfície, a suspeita era de que tinha colidido de novo com algum objeto, visto que os submarinos nucleares apenas sobem à superfície excecionalmente, e raramente em águas controladas pelo adversário. Uma decisão destas só acontece em caso de acidente grave.  

Esta não é a primeira vez que um navio da marinha americana se aproxima da Ilha Huangyan. Já em fevereiro deste ano, o navio americano de vigilância “USNS Impeccable” foi detetado no território. Agora foi encontrado de novo um navio militar americano a monitorizar estas águas, procurando oferecer aos submarinos nucleares os dados necessários para uma navegação silenciosa. Já diz o ditado: “Quem aparece nunca é bem-intencionado, e quem é bem-intencionado nunca aparece.” A presença do submarino americano à superfície prova que o conflito sino-americano no mar do Sul da China está a agravar-se.   

*Editor chinês do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!