Novo hospital arranca em 2023 - Plataforma Media

Novo hospital arranca em 2023

As obras do futuro Hospital das Ilhas deverão ficar concluídas no final do próximo ano e a nova unidade de saúde vai começar a operar, de forma gradual, em 2023

O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa do grupo de trabalho para a instalação do Hospital das Ilhas, coordenado por Lei Chin Ion, antigo director dos Serviços de Saúde.

O encontro com os jornalistas destinou-se a anunciar que a gestão da futura unidade vai ser partilhada entre os Serviços de Saúde e o Peking Union Medical College Hospital (Hospital da Faculdade de Medicina da União de Pequim).

Tanto Lei Chin Ion, como Chou Kuok Hei e Wong Cheng Po, também membros do grupo de trabalho assinalaram que as gentes de Macau não devem estar preocupados com o funcionamento da nova unidade, cujo modelo operacional vai seguir o praticado no hospital público do Centro Hospitalar Conde de São Januário.

“Os utentes não perdem quaisquer benefícios em termos de saúde”, asseguraram por mais de uma vez.

Outro aspecto realçado na futura cooperação é que Macau não fará qualquer pagamento directo pela presença do hospital de Pequim na gestão da unidade local, limitando-se as autoridades do território a pagar os salários do pessoal médico recrutado em Pequim.

Isto porque, reforçaram os responsáveis, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos.

Todavia,  Lei Chin Ion fez questão de assinalar que um dos objectivos da futura unidade é criar uma marca para desenvolver o chamado turismo de saúde, esse sim, com uma componente virada para o lucro, o qual será usado exclusivamente para apoiar o desenvolvimento do sector da saúde de Macau.

Assine nossa Newsletter