Pandemia está 'longe de ter acabado', afirma comité da OMS

Pandemia está ‘longe de ter acabado’, afirma comité da OMS

A pandemia de Covid-19 está “longe de ter acabado”, alertou esta terça-feira (26) o Comité de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu aos países para reconhecerem todas as vacinas aprovadas pelo órgão

Este comité reúne-se a cada três meses para fazer um balanço da situação.

A Pandemia está longe de acabada, diz OMS. Após seu último encontro na semana passada, publicou hoje uma declaração na qual afirma que “embora tenhamos progredido graças a um uso maior das vacinas contra a covid-19 e seus tratamentos, a análise da situação atual e dos modelos de previsão indicam que a pandemia está longe de ter acabado”.

O organismo também afirmou que decidiu por “unanimidade que a pandemia constitui um facto extraordinário que continua prejudicando a saúde das populações de todo o mundo, apresenta um risco de propagação internacional e de perturbação do tráfego internacional e precisa de uma resposta internacional coordenada”. 

Em suas recomendações aos governos, o comité continua-se a opor ao princípio do passaporte da vacina nas viagens internacionais, devido à distribuição desigual dos imunizantes no mundo.

Também pede aos Estados que “reconheçam as vacinas que receberam a autorização de uso emergencial” da OMS.

Até agora, a OMS aprovou duas vacinas de RNA mensageiro (Moderna e Pfizer/BioNTech), dois imunizantes chineses da Sinopharm e Sinovac, o da Johnson & Johnson e várias versões da Astrazeneca.

Related posts
MundoSociedade

Primeiros sinais de gravidade da ómicron são "encorajadores"

MacauTransportes

Recuperação de passageiros no aeroporto de Macau só em 2024

MundoSociedade

Mundo com cada vez mais medidas contra a Ómicron

MundoSociedade

Facebook desmantela redes de desinformação vinculadas à Covid

Assine nossa Newsletter