Ligações de transporte

por Filipa Rodrigues
Johnson ChaoJohnson Chao*

Zhuhai diminuiu as restrições fronteiriças durante a semana. A medida possibilita uma gradual retoma do quotidiano para os residentes que viajam entre Zhuhai e Macau. Em abril, o governador de Guangdong afirmou que este objetivo estava praticamente atingido.

O sistema de transporte constituído pelos futuros comboios rápidos, ferrovias intercidades, autoestradas, entre outros, irão encurtar as distâncias Guangzhou-Foshan, Shenzhen- Hong Kong e Zhuhai-Macau, para apenas uma hora de distância. Porém, os serviços de transportes públicos da Grande Baía ainda não conseguem garantir o acesso 24 horas.

Utilizemos a ligação entre Zhuhai e Guangzhou como exemplo, onde os serviços ferroviários funcionam entre as 6 horas da manhã e as 11 horas da noite, e as camionetas entre as mesmas cidades entre as 6 horas da manhã e 8 horas da noite, sem qualquer serviço durante a madrugada. A população total de Guangzhou, Zhuhai e Macau ronda os 21 milhões, ou seja, o facto de os seus serviços de transporte público não estarem disponíveis 24 horas por dia cria grande inconveniência para a população.

Leia mais sobre o assunto em: Veículos de Macau vão poder circular por toda a província de Guangdong

Há 30 anos, durante a década de 90, a população total de Hong Kong e Macau não chegava aos 7 milhões e não havia também qualquer tipo de plano de “desenvolvimento conjunto entre Hong Kong e Macau” (e continua a não haver). No entanto, a empresa que opera os ferries entre as duas cidades já oferecia serviços 24 horas. Promover o intercâmbio populacional e desenvolvimento económico de ambos os locais já era possível na altura, numa ligação de 55 minutos.

A Grande Baía possui todas as infraestruturas necessárias, falta agora definir como usá-las. Em termos de conveniência de transportes, devemos primeiro começar por discutir o horário dos mesmos, e depois sim otimizar o seu serviço. Só assim é que os residentes das cidades da Grande Baía poderão sentir a comodidade do desenvolvimento nos seus transportes.

*Editor da edição em chinês do PLATAFORMA

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!