Início » Banksy alcança novo recorde por obra “autodestruída”

Banksy alcança novo recorde por obra “autodestruída”

O valor agora alcançado em leilão é quase 20 vezes maior do que o preço da obra antes de se autodestruir em 2018.

“Love is in the bin” foi leiloado pela Sotheby’s em Londres, com uma estimativa de pré-venda de 4 milhões de libras a 6 milhões de libras.

Depois de uma licitação de 10 minutos envolvendo nove licitantes – presentes no local, mas também online e por telefone – a obra foi arrematada por um comprador não revelado, por três vezes a estimativa mais alta. O leiloeiro Oliver Barker até gracejou que estava “com medo” de bater com martelo e acabar com a licitação.

A peça consiste numa tela parcialmente retalhada numa moldura ornamentada com a imagem pintada em spray de uma menina a pegar um balão vermelho em forma de coração.

Quando foi vendida pela última vez na Sotheby’s em outubro de 2018, a peça era conhecida como “Girl With Balloon”. Assim que uma anónima compradora europeia fez a oferta vencedora – de 1 milhão de libras – uma trituradora oculta embutida na moldura por Banksy começou a funcionar, retalhando metade da tela emoldurada.

Na altura, a Sotheby’s recebeu algumas críticas por não conseguir localizar o triturador oculto. Mas o comprador de 2018 decidiu avançar com a compra, decisão vingada na quinta-feira com o aumento do preço da obra.

“Girl With Balloon” foi originalmente gravada numa parede no leste de Londres e foi reproduzida infinitamente.

A obra rapidamente se tornou uma das mais famosas de Banksy e a Sotheby’s exibiu-a em cidades como Nova Iorque e Hong Kong antes do leilão de quinta-feira.

Alex Branczik, presidente da Sotheby’s para arte moderna e contemporânea, classificou a fragmentação de “um dos momentos mais engenhosos da arte performática deste século”.

“Tem sido um turbilhão seguir a jornada desta peça agora lendária e tê-la novamente entre nós, oferecendo-a esta noite na mesma sala em que foi criada pelo artista”, disse Branczik.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!