Nobel da Paz atribuído à defesa pela liberdade de expressão

por Gonçalo Lopes

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov foram distinguidos com o Prémio Nobel da Paz 2021 “pelos esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura”, referiu o comité Nobel.

O Prémio Nobel da Paz 2021 foi atribuído, esta sexta-feira, em Oslo, aos jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov, da Rússia, “pelos esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura”, anunciou a presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen.

Os dois jornalistas recebem o prémio Nobel da Paz pela “corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”, referiu.

Maria Ressa e Dmitry Muratov “são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”.

“Sem liberdade de expressão e liberdade de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso no nosso tempo. A atribuição deste ano do Prémio Nobel da Paz está, por isso, firmemente ancorada nas disposições da vontade de Alfred Nobel“, acrescentou Berit Reiss-Andersen.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!