Início » António Costa: “Pandemia social não acabou”

António Costa: “Pandemia social não acabou”

O primeiro-ministro lembrou, no Parlamento, que “a pandemia social não acabou”, argumento que utilizou para colocar travão a algumas das exigências da Esquerda para o Orçamento do Estado (OE). “A urgência deste OE vai ser continuar a responder à crise social que emergiu com a crise covid”, avisou António Costa.

“É absolutamente extraordinário que, chegados a outubro, a primeira vez que alguém utiliza a palavra ‘pandemia’ seja agora, pela minha boca”, afirmou Costa, em resposta a Catarina Martins, líder do BE, durante o debate sobre política geral desta quinta-feira, no Parlamento.

Este foi um raro momento de relativa impaciência do primeiro-ministro para com os partidos à Esquerda. A líder bloquista tinha proposto o fim do fator de sustentabilidade, que corta as reformas antecipadas em 15,5%. Mas Costa afirmou que ela irá manter-se, argumentando que garante a “sustentabilidade” da Segurança Social.

Até ao momento, no debate, o chefe do Governo pouco mais adiantou sobre o OE do que aquilo que já é conhecido, preferindo centrar-se em lançar apelos para que a Esquerda viabilize o documento.

Ao BE, no âmbito de uma troca de ideias sobre Saúde, disse estar convicto de que Governo e bloquistas continuem “a trabalhar juntos para fortalecer o SNS”. Já dirigindo-se a Jerónimo de Sousa, líder do PCP, afirmou ter “a certeza” de que os comunistas “não falharão no compromisso que têm para com o país”.

IRS e poupança preocupam Direita

Cecília Meireles, do CDS, tentou arrancar do chefe do Governo a promessa de que “nenhum português com os mesmos rendimentos vai pagar mais IRS em 2022 do que pagou em 2021”, mas sem sucesso. A resposta de Costa centrou-se no “desagravamento” de impostos sobre a classe média e no “forte apoio fiscal às novas gerações”, que o OE deverá contemplar.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!