Início Política Costa espera voltar a contar com BE no Orçamento de Estado

Costa espera voltar a contar com BE no Orçamento de Estado

O primeiro-ministro António Costa reafirmou a sua confiança num desfecho positivo das negociações do Orçamento do Estado e disse esperar poder voltar a contar com o BE para a sua viabilização.

Na terça-feira, em declarações à imprensa na Eslovénia, à chegada para uma cimeira europeia, António Costa manifestou-se convicto de que as conversações com os parceiros parlamentares estão “a correr bem”, tendo, esta quarta-feira, o líder parlamentar do Bloco contrariado a “veia otimista” do chefe de Governo, ao apontar que o processo está longe de ter sucesso e que “esse otimismo do primeiro-ministro mostrou muitas vezes não ter qualquer adesão à realidade”.

Confrontado hoje em Kranj com a posição do Bloco, António Costa não só reiterou a sua confiança num acordo, como disse mesmo esperar que este ano não suceda o que aconteceu no ano passado, quando o Bloco “se furtou a contribuir positivamente para o orçamento, tendo votado ao lado da direita”.

“A pergunta que me fizeram ontem [terça-feira] era se eu estava confiante. Eu disse que sim e mantenho-me confiante. E creio que isso é estar bem conectado com a realidade, a não ser que essa realidade se tenha alterado de uma forma que eu desconheça”, declarou.

Questionado sobre se as posições de Bloco, mas também do PCP – que considerou ainda “mais incompreensível” que o executivo diga não ter margem para aumentar salários na administração pública quando prevê um crescimento económico de 5,5% para 2022 -, não deixam antever negociações mais duras do que nos anos anteriores, o primeiro-ministro disse que tudo passa por tentar conciliar “prioridades”.

“Bom, cada um tem as suas prioridades. Estas são as do Governo: é apostar nas novas gerações, é apostar na classe média, é apostar na melhoria do investimento público, é apostar na melhoria dos serviços públicos. O Bloco de Esquerda tem anunciado quais são as suas prioridades, e obviamente os acordos dependem da forma como conseguimos conjugar todas as prioridades”, começou por observar.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!