Início » Papa Francisco em Portugal em 2023

Papa Francisco em Portugal em 2023

Dentro de dois anos, concretamente na semana de 1 a 6 de agosto , o Santo Pontífice viajará para Lisboa

O Papa Francisco vai estar em Portugal na semana de 1 a 6 de agosto de 2023, datas em que se realizará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que levará centenas de milhares de jovens de todo o mundo a Lisboa. O evento chegou a estar previsto para 2022, mas foi adiado devido à pandemia.

As inscrições abrirão no início do próximo ano e todos, entre os 14 e os 30 anos, católicos ou não, estão convidados. A zona norte da frente ribeirinha, entre o Parque das Nações e a Bobadela, degradada e sem usufruto público, vai ser requalificada para receber o evento organizado pela Igreja Católica, que receberá então a vinda do Papa.

Após uma pandemia que obrigou a “travar a fundo” as preparações (a data inicialmente prevista era 2022), agora não há tempo a perder. Mais de 400 voluntários espalhados pelas 21 dioceses do país estão já a trabalhar na organização do megaevento. Foi criado ainda um Comité Organizador Local, órgão executivo que prepara a JMJ em Lisboa, explica Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 ao JN.

O Governo anunciou também recentemente a criação de um grupo de trabalho, coordenado por José Sá Fernandes – que iniciará funções daqui a uma semana – , para acompanhar a preparação das jornadas e a requalificação urbanística da zona ribeirinha.

Será entre o Parque das Nações, Lisboa, e a Bobadela, Loures, que a JMJ vai acontecer. A escolha por esta parte da cidade obrigará à construção de uma ponte pedonal sobre o rio Trancão, que ligará os dois concelhos, uma obra que já arrancou, anunciou a Câmara de Lisboa este fim-de-semana. Os terrenos onde se localiza o Complexo Logístico da Bobadela começarão também a ser desocupados em breve.

Leia mais em Jornal de Notícias