Início » Nobel da Paz: Chegou a vez de Greta?

Nobel da Paz: Chegou a vez de Greta?

O Prêmio Nobel da Paz será anunciado só três semanas antes de líderes mundiais se reunirem para uma cúpula do clima que cientistas dizem poder determinar o futuro do planeta, uma razão para observadores da premiação dizerem que este pode ser o ano de Greta Thunberg.

A honraria política mais prestigiosa do mundo, o Nobel da Paz, será revelada no dia 8 de outubro. Embora a pessoa contemplada muitas vezes seja uma surpresa total, aqueles que a acompanham atentamente dizem que a melhor maneira de adivinhá-la é observar os temas globais mais suscetíveis de estarem nas mentes dos cinco membros do comitê que a decide.

Como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) deve começar no início de novembro na Escócia, a questão pode ser o aquecimento global. Cientistas pintam a cúpula como a última chance de estabelecer metas obrigatórios de redução de emissões de gases de efeito estufa para a próxima década, vital se o mundo quiser ter esperança de manter a mudança de temperatura abaixo da meta de 1,5 grau Celsius para evitar uma catástrofe.

Isto pode apontar para Greta Thunberg, ativista climática sueca que aos 18 anos seria a segunda premiada mais jovem da história em alguns meses, vindo depois da paquistanesa Malala Yousafzai.

“O comitê muitas vezes quer mandar um recado. E este será um recado forte para enviar à COP26, que estará acontecendo entre o anúncio do prêmio e a cerimônia”, disse Dan Smith, diretor do Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo, à Reuters.

Outra grande questão que o comitê pode querer abordar é a democracia e a liberdade de expressão. Isto poderia significar um prêmio para um grupo pró-liberdade de imprensa, como o Comitê para Proteger Jornalistas ou Repórteres Sem Fronteiras, ou para um dissidente político proeminente, como a líder da oposição bielorrussa exilada Sviatlana Tsikhanouskaya ou o ativista russo preso Alexei Navalny.

Leia mais em Istoé

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!