Mulheres ganham 9% das câmaras em Portugal

por Gonçalo Lopes

O PS foi o partido que conseguiu mais, num total de 18

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos EyeData, disponível em www.lusa.pt.

Numa altura em que os resultados de 98% das freguesias estão apurados, o PS foi o partido que mais elegeu mulheres para presidente, com 18 das 28, o que corresponde a 12,86% do total que o partido venceu.

Seguiu-se o PPD/PSD, com quatro lideradas por mulheres (5,80% do total de câmaras ganhas pelo PSD), as coligações PSD/CDS-PP que conseguiram eleger três mulheres para presidente e o Partido Comunista Português (PCP) (que concorre coligado com o Partido Ecologista Os Verdes — PEV) com duas mulheres na liderança (11,11% do total que o partido ganhou).

Por fim, o Movimento Independente Anadia Primeiro (MIAP) elegeu Teresa Belém para presidente daquela câmara, com 45,34% dos votos.

Leia mais em Diário de Notícias