Pandemia muda planos de viagem - Plataforma Media

Pandemia muda planos de viagem

Cerca de 15,887 milhões de pessoas visitaram a província de Guangdong durante os três dias do Festival da Lua, de acordo com um relatório publicado pelo Departamento de Cultura e Turismo de Guangdong. A agência de viagens chinesa Ctrip publicou um relatório no qual revela que quatro dos dez hotéis mais visitados na China são em Hengqin, na cidade de Zhuhai

Popularidade do Turismo de Curta Distância

A Pandemia mudou os planos de viagem das pessoas. Neste Festival da Lua, mais de metade dos visitantes vieram de regiões vizinhas (56 por cento). O número representa um crescimento face a 2019, ou ao Festival do Barco Dragão e Festival de Qingming, já em 2021.

Utilizando 2019 como ponto de referência, houve ainda um aumento de 20 por cento em reservas de hotéis, 30 por cento nos bilhetes de entrada em pontos turísticos e 77 por cento em aluguer de automóveis.

Os destinos mais populares para viagens de curta distância foram Guangzhou, Hangzhou, Xangai, Chengdu, Nanjing, Suzhou, Pequim, Changsha, Shenzhen e Wuhan. Devido à pandemia, muitos turistas alteraram os planos originais e escolheram destinos mais próximos, de acordo com a Ctrip. A agência revela ainda as distâncias percorridas nas viagens de comboio a alta velocidade, que rondaram os 261,84 quilómetros, com uma duração média de 99 minutos. No último Festival do Barco do Dragão, a duração média das viagens foi de 2 horas e 13 minutos, equivalendo a 338 quilómetros.

Relativamente aos dez hotéis com maior número de reservas, o Chimelong Marine Science Hotel ocupou o pódio, seguido pelo Chimelong Bay Hotel e o Chimelong Penguin Hotel, em Hengqin. Atrás dos primeiros três esteve o Merchant Marco Hotel, em Hangzhou, o Toy Story Hotel, em Xangai, Zhejiang Hotel, Kaiyuan Senbo Resort Hotel, Midtown Shangri-La Hotel e Pagoda Hotel, situados em Hangzhou e, no fim da lista, novamente em Hengqin, o Sumlodol Camping Town. Pode-se observar uma predominância do Grupo Chimelong, em Guangdong, o que prova o interesse das regiões vizinhas nestes locais.

A Ctrip ainda aponta que Guangzhou recebeu mais 80 por cento de visitas que Hangzhou, a segunda cidade mais visitada. Devido ao surto local em Guangdong, no mês de maio, e o surto em Nanjing e Zhangjiajie, em julho, o interesse em viagens abrandou até ao Festival da Lua, segundo a análise da agência. Agora, em segurança, as viagens de curta e média distância voltam a ser uma hipótese para a população da província de Guangdong.

Guangzhou: Destino para ver a Lua cheia

O relatório aponta ainda os cinco programas mais populares para ver a lua cheia: viagens de barco no rio das Pérolas, em Guangzhou, passeios noturnos pelos jardins de Suzhou, a Torre do Grou Amarelo, em Wuhan, viagens noturnas pelo Grande Canal (Pequim) e pelo rio Qinhuai (Nanjing).

Durante o Festival da Lua, o turismo em Guangdong beneficiou dos visitantes locais e residentes de regiões vizinhas, que optaram pelo turismo rural, turismo ecológico, viagens de carro, em família e visitas a familiares. O “turismo vermelho” também continua a aumentar. O Parque Ecológico Yixiang, em Fishan, recebeu inúmeros visitantes durante o feriado.

O responsável pelo parque afirma que houve pouco movimento no dia 19 de setembro. Porém, nos dois dias seguintes, a subida foi repentina, tal como tinha acontecido no ano anterior. Este local é um dos favoritos da população, devido às atividades ligadas às lanternas chinesas, que envolvem adivinhas, jogos de touhu e uso de roupas tradicionais. A fábrica de produção de seda, em Foshan, organizou uma série de workshops tradicionais para pais e filhos. Fizeram-se lanternas, bolos lunares, ilustrações e fios de seda.

Durante o Festival da Lua, cerca de 739 mil pessoas exploraram a antiga rota equestre do chá, na província de Guangdong. Outras 483 mil visitaram 71 pontos turísticos de aldeias históricas.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
Grande BaíaMacau

Mais de 500 projetos de Macau foram lançados em Hengqin

EconomiaMacau

Número de visitantes subiu em setembro

EconomiaMacau

Alojamento Ilegal: Proposta do Governo obriga turistas a ficar em hotéis

Lifestyle

InterRail grátis arrancou terça-feira

Assine nossa Newsletter