Autoridades avisam governos locais de eventual colapso da Evergrande

Autoridades avisam governos locais de eventual colapso da Evergrande

Banco do Povo da China injeta 17 mil milhões de dólares americanos no sistema financeiro local para acalmar temor dos investidores.

As autoridades chinesas estão pedindo aos governos locais que se preparem para um possível colapso do grupo Evergrande. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal na quinta-feira (21), citando autoridades familiarizadas com as discussões.

As autoridades avisam governos locais do possível colapso e o aviso sobre o risco de falência foi interpretado como “preparação para a possível tempestade”. ​A avaliação de especialistas é que Pequim não estaria inclinada a salvar a Evergrande, já que iria contra seu objetivo de buscar uma maior responsabilidade financeira por parte dos agentes no setor imobiliário.

As autoridades avisam governos locais do possível colapso e os governos locais teriam, então, a tarefa de prevenir distúrbios e mitigar o efeito cascata sobre os compradores de casas e a economia em geral, disseram as autoridades.

Ainda assim, a reportagem também aponta que o governo chinês deve oferecer algum tipo de apoio para o trabalho de reestruturação dos débitos do conglomerado.

A Evergrande, segunda maior incorporadora imobiliária da China, tem buscado alternativas para pagar juros de títulos em dólar. Parte deles vencia nesta quinta, outros na próxima semana. Todos entrarão em default se a Evergrande não liquidar os juros dentro de 30 dias a partir das datas de pagamento programadas.

Os investidores temem que uma queda da Evergrande possa se espalhar para os credores, incluindo bancos na China e no exterior.

Segundo a Bloomberg, em meio às pressões para conter o risco de contágio aos mercados de uma eventual quebra da gigante imobiliária Evergrande, o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) injetou US$ 17 bilhões (R$ 89,9 bilhões) no sistema financeiro local, o maior volume aportado desde o fim de janeiro.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
China

Primeiro resultado negativo ao Covid-19 de Paulinho desde o retorno à China

Desporto

Paulinho entre os jogadores de futebol presos pelo bloqueio na China

Assine nossa Newsletter