Início Mundo Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU querem ‘Afeganistão estável’

Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU querem ‘Afeganistão estável’

AFP

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU “querem um Afeganistão pacífico e estável, onde a ajuda humanitária possa ser entregue sem problemas”, declarou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a repórteres nesta quarta-feira (22), após reunião com ministros desses países

Todos querem “um Afeganistão no qual os direitos das mulheres e meninas sejam respeitados, um Afeganistão que não seja santuário do terrorismo, um Afeganistão no qual tenhamos um governo inclusivo que represente diferentes setores da população”, afirmou Guterres.

A reunião durou pouco mais de uma hora. Nenhum dos chanceleres presentes quis comentar no início ou no final da sessão.

Questionado pela AFP antes da reunião sobre se uma posição de unidade poderia ser encontrada entre Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido sobre o Talibã, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, respondeu: “A união está em todas as partes”.

O Reino Unido, que sediou a reunião na câmara do Conselho de Segurança da ONU, disse que deseja encontrar “uma voz em seu diálogo com o Talibã”.

O Talibã, em busca de reconhecimento internacional, pediu permissão para discursar na Assembleia Geral da ONU antes que o debate geral terminasse na noite de segunda-feira. Mas os Estados Unidos disseram que o comitê de credenciamento da ONU não se reunirá até novembro.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!