UE sem informação sobre pacto entre Reino Unido, EUA e Austrália

UE sem informação sobre pacto entre Reino Unido, EUA e Austrália

A União Europeia (UE) “não foi informada” sobre o pacto de defesa celebrado entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido para a região Indo Pacífico e vai “analisar as suas repercussões”, anunciou hoje a Comissão Europeia

Questionado sobre o pacto na conferência de imprensa diária, o porta-voz para os Negócios Estrangeiros, Peter Stano, sublinhou que “a UE não foi informada sobre este projeto”, salientando estarem a ser feitos “contactos para melhor conhecer esta aliança”.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, apresenta hoje a estratégia da UE para a região Indo Pacífico.

“Vai ser feita uma análise da situação e das repercussões desta aliança”, salientou Stano, acrescentando que haverá oportunidade para o Conselho da UE a debater na próxima reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, agendada para 18 de outubro no Luxemburgo.

Uma primeira consequência, segundo noticia a AFP, foi o cancelamento, pela Austrália de um contrato com a França para o fornecimento de submarinos convencionais e a intenção de desenvolver submarinos nucleares em coordenação com os seus novos aliados, o que já originou protestos e críticas de Paris.

Os Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram na quarta-feira um pacto de Defesa destinado a enfrentar a República Popular da China na região Indo Pacífico.

O pacto AUKUS (iniciais em inglês dos três países anglo saxónicos) tem como objetivo reforçar a cooperação trilateral em tecnologias avançadas de defesa, como a Inteligência Artificial, sistemas submarinos e vigilância em longa distância.

Related posts
EconomiaMundo

Trabalhadores exaustos da pandemia declaram greve nos EUA

MundoPolítica

Haiti enfrenta nova crise após sequestro de americanos

China

Xi espera que UE assegure “independência” na relação com Pequim

MundoPolítica

Antigo Presidente dos EUA Bill Clinton hospitalizado

Assine nossa Newsletter