Vacinação ou teste de Covid-19 para aceder ao local de trabalho em Macau

por Guilherme Rego
Pedro Arede

Os trabalhadores do setor público e privado que trabalhem em espaços fechados, ou que contactem com clientes, têm de estar vacinados ou apresentar teste de ácido nucleico a cada sete dias. Segundo os Serviços de Saúde, a medida é uma “diretriz de princípio” que deverá ser materializada e fiscalizada pelas próprias entidades. A vacinação de Covid-19 continua aquém das expetativas na RAEM.

Os Serviços de Saúde anunciaram que todos os trabalhadores do setor público e privado tem de optar entre estar vacinados ou apresentar um teste negativo à covid-19 a cada sete dias para aceder ao local de trabalho.

Leia mais sobre o assunto em: Surto de Covid-19 em Macau sem impacto na vacinação

De acordo Tai Wa Hou, coordenador do programa de vacinação, a medida é uma “orientação de princípio” que visa incentivar as entidades a concretizar a vacinação dos colaboradores, possibilitando, como alternativa, a apresentação regular de resultados negativos ao teste de ácido nucleico. Abrangidos pela medida estão todos os trabalhadores do público e privado que exerçam funções em espaços fechados ou que, pelo desempenho das suas tarefas, contactem diretamente com clientes ou outras pessoas.

Leia mais sobre o assunto em: Macau entreabre a porta a estrangeiros a partir de HK

“As diretrizes que emitimos hoje [ontem] aplicam-se a todos os trabalhadores e funcionários, tanto do sector público, como do privado, desde que esses trabalhadores reúnam duas condições. Ou seja, se durante o trabalho têm contacto com outras pessoas (…) ou se trabalham num espaço fechado. Quer sejam do sector público ou do privado, os trabalhadores têm de optar por receber a vacina ou fazer um teste de ácido nucleico a cada sete dias. Só assim podem entrar para o local de trabalho”, detalhou ontem o responsável por ocasião da habitual conferência de imprensa conjunta de atualização sobre a covid-19.

Leia mais em Hoje Macau