Economia "transparente" e "livre", diz a América – Veja o PDF - Plataforma Media

Economia “transparente” e “livre”, diz a América – Veja o PDF

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

O Departamento de Estado norte-americano avaliou o clima de investimento da RAEM. A nota positiva dada à “transparência” e “livre concorrência” da economia em Macau é um sinal de que o Território continua à margem do conflito económico e comercial entre os EUA e a China. Ao PLATAFORMA, os economistas Fung Kwan e José Sales Marques abordam o tema e refletem sobre as novas oportunidades de investimento, lembrando que a renovação das concessões de jogo se aproxima, e que a diversificação económica e responsabilidade social são matérias a rever.
Manchete: Responsabilidade social e diversificação do investimento

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – escreve esta semana sobre a pressão que a pandemia de Covid-19 impõe à economia de Macau. A queda de receitas nos casinos, desmprego e falência dos pequenos e médios negócios exigem uma reação. A autonomia da RAEM, embora com alguns limites, não está a ser bem aproveitada.
Sinais: Investir na abertura

Dinis Chan – fala-nos esta semana sobre a instabilidade que se observa entre a China e a União Europeia, evidenciando que os estados-membros possuem objetivos nacionais o suficientemente distintos para não conseguir uniformizar uma política externa unida. O último exemplo da instabilidade acima referida foi o aprofundamento das relações diplomáticas entre a Lituânia e Taiwan, que mereceu rápida resposta por parte da China.
Editorial: Instabilidade entre a China e a UE

Após o susto, quando quatro casos de Covid-19 foram detetados em Macau, o risco de infeção é agora baixo, graças aos esforços das autoridades de saúde e da população. No ponto de vista da saúde pública, a tempestade já passou. No entanto, a fatura é pesada para os pequenos e médio negócios que vivem do turismo. Sem grande atividade no Território, o centro da cidade começa a mudar, abandonado ao espetro da crise.  
Reportagem: Retrato de um centro turístico em crise

À luz do recente relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla inglesa), o PLATAFORMA entrevistou o metereologista e diretor da Weather Underground Hong Kong, Fong Chi Kon, que explicou o impacto das alterações climáticas em Macau, bem como alguns exemplos da RAEHK que a cidade poderá seguir.
Entrevista: Alterações climáticas ameaçam Hong Kong e Macau

Pela primeira vez, um casal homossexual constituído por um residente de Taiwan e um residente de Macau venceu o processo legal que iniciou no Departamento de Registo Civil de Taiwan para registar o casamento. O residente de Macau, em entrevista ao PLATAFORMA, refere que a homossexualidade ainda não é bem aceite na RAEM, e que parte da culpa se pode atribuir ao governo e à própria cultura da cidade, que prefere não abordar o tema.
Entrevista: Diversidade sexual limitada pelo “espírito conservador”

Related posts
ChinaEconomia

Aposta nas Finanças – Veja o PDF

ChinaEconomia

Novo hospital, velhos problemas – Veja o PDF

EconomiaLusofonia

Plano sem ambição – Veja o PDF

AngolaChina

“Adeus Semana Dourada” – Veja o PDF

Assine nossa Newsletter