Início » Vale de Panshir: berço ou caixão da resistência aos talibãs?

Vale de Panshir: berço ou caixão da resistência aos talibãs?

Susana Salvador

Ahmad Massoud, filho do líder da Aliança do Norte morto dois dias antes dos ataques do 11 de Setembro, retoma a luta do pai e apela ao apoio da comunidade internacional.

“Escrevo hoje do vale de Panshir, pronto a seguir os passos do meu pai, com combatentes mujaedines que estão preparados para, mais uma vez, enfrentar os talibãs.” Há duas décadas, o impenetrável vale a nordeste de Cabul, que não caiu nas mãos dos soviéticos nos anos 1980 nem dos talibãs já nos 1990, era o bastião da Aliança do Norte, fundada e liderada por Ahmad Shah Massoud – que seria morto pela Al-Qaeda dois dias antes dos atentados de 11 de setembro de 2001. Agora, é de novo o berço da oposição aos talibãs, com o seu filho a apresentar-se como líder da Frente Nacional de Resistência do Afeganistão. Até quando resistirá?

Ahmad Massoud, que nasceu no “vale dos cinco leões” há 32 anos e estudou em Londres, escreveu um artigo de opinião no The Washington Post a explicar que a resistência tem armamento que tem vindo a “armazenar pacientemente” desde os tempos do seu pai, “porque sabíamos que este dia chegaria”. Além disso, diz contar com o apoio de muitos afegãos que responderam ao seu apelo inicial para se juntarem à luta, incluindo soldados “enojados” com a rendição dos seus comandantes aos talibãs, que conquistaram o país numa ofensiva de dez dias quase sem resistência, e ex-membros das Forças Especiais afegãs.

“Mas isso não é suficiente”, afirmou, apelando à comunidade internacional para ajudar com mais armas. “Os talibãs não são só um problema do povo afegão. Sob o controlo talibã, o Afeganistão irá sem dúvida tornar-se no epicentro para o terrorismo radical islamita. Planos contra as democracias serão desenhados aqui mais uma vez”, acrescentou o filho do falecido “leão de Panshir”, reconhecido oficialmente desde 2019 como tendo sido um herói nacional.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!