Início » “Com Bolsonaro, o Brasil está a “nazificar-se””

“Com Bolsonaro, o Brasil está a “nazificar-se””

Adriana Dias, especialista na relação do nazismo com o país, encontrou cartas e cartazes do hoje presidente em sites pró-Hitler, um deles português, de 2004. Para ela, a simbologia do Terceiro Reich do governo de extrema-direita “não é acaso, é projeto”

Adriana Dias, doutora em antropologia social pela Universidade Estadual de Campinas, descobriu em abril, por acaso, cartas e cartazes do então deputado federal Jair Bolsonaro em sites neonazis, um deles com sede em Portugal. Três meses depois, ao ver noticiada na imprensa uma reunião do presidente da República do Brasil com Beatrix von Storch, neta de um ministro de Adolf Hitler e deputada da AfD, partido alemão acusado de xenofobia e ultra-nacionalismo, a pesquisadora sentiu necessidade de tornar público o achado.

A estudar a relação do nazismo com o Brasil desde 2002 – “parece uma vida” – a maior especialista do assunto no país confidencia ao DN que “nunca teve tanto trabalho como nos últimos anos…”.

Com Bolsonaro no poder, uma especialista na relação entre o nazismo e o Brasil trabalha mais?
Muito, muito mais. Desde a ascensão do Bolsonaro como candidato começou a aumentar o número de grupos e o número de membros dentro dos grupos neonazis no Brasil em cerca de 60% ao ano.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!