Biden ameaça talibãs com "força devastadora se necessário" - Plataforma Media

Biden ameaça talibãs com “força devastadora se necessário”

O presidente dos EUA, Joe Biden, avisou esta segunda-feira os talibãs para não interferirem com o processo de evacuação organizado pelos EUA no Afeganistão, ameaçando com uma “força devastadora, se necessário”.

A resposta a um ataque será “rápida e poderosa”, afirmou Joe Biden num discurso na Casa Branca em que prometeu defender os cidadãos dos EUA com “força devastadora, se necessário”.

O presidente admitiu na sua declaração que os EUA não esperavam que a situação se desenrolasse tão rapidamente no Afeganistão.

“A verdade é que isto se desenrolou mais rapidamente do que tínhamos previsto”, sublinhou.

Porém, defendeu que “as tropas americanas não podem e não devem combater a guerra, e morrer numa guerra que as forças afegãs não estão dispostas a combater por si próprias”.

“Demos-lhes todas as opções para determinar o seu próprio futuro”, afirmou Joe Biden, acrescentando que “as forças dos EUA não podem, nem devem, combater uma guerra e morrer numa guerra em que as forças afegãs não têm a vontade de lutar por si próprias”.

O presidente norte-americano salientou também que os adversários internacionais dos Estados Unidos, liderados pela China e Rússia, teriam “amado” que os americanos permanecessem atolados no Afeganistão.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
Mundo

Talibãs pedem ajuda à Europa com aeroportos do Afeganistão

MundoPolítica

EUA retomam negociações com os Talibãs na próxima semana

ChinaPolítica

Encontro virtual entre Biden e Xi Jinping previsto para segunda-feira

MundoPolítica

Países vizinhos insistem num Governo inclusivo em Cabul

Assine nossa Newsletter