Itália regista a temperatura mais elevada de sempre da Europa

por Fernanda Mira

A cidade de Siracusa na ilha italiana da Sicília atingiu 48,8ºC, podendo ser a temperatura mais elevada de sempre registada na Europa. A onda de calor “Lúcifer” que o país atravessa está na origem das temperaturas elevadas.

A temperatura registada na histórica cidade italiana será a mais quente de sempre, segundo apontam as autoridades regionais, porém a mesma precisa de ser verificada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que para já mantém o recorde oficial da temperatura mais elevada da Europa os 48ºC registados em 1977 em Atenas, na Grécia.

Trevor Mitchell, um meteorologista do Instituto de Meteorologia do Reino Unido, apontou que a “Sicília tem passado por uma onda de calor nos últimos dias, devido ao efeito foehn, que provoca uma mudança de condições húmidas e frias de um lado de uma montanha para condições mais quentes e secas do outro lado, portanto no sota-vento das montanhas a oeste de Siracusa provavelmente ajudou a atingir os 48,8ºC”.

As elevadas temperaturas que o país enfrenta causadas por uma onda de calor, apelidada de “Lúcifer”, que vem do norte de África, levou à propagação de incêndios nas áreas florestais no sul de Itália, como Sicília, Calábria e Puglia. Estas áreas têm mais de 300 operacionais envolvidos no combate às chamas, que já queimou milhares de hectares de terra, levando o governo a declarar estado de emergência para a região da Sicília.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!