Início Economia FMI aprova oficialmente aumento da sua capacidade de empréstimo

FMI aprova oficialmente aumento da sua capacidade de empréstimo

AFP

O Conselho de Governadores do FMI aprovou nesta segunda-feira o aumento da sua capacidade de empréstimo em 650 mil milhões de dólares americanos, passo mais recente para uma iniciativa de ajuda aos países mais vulneráveis

“Esta é uma decisão histórica. A maior alocação de Direitos Especiais de Saque (SDR, sigla em inglês) na história do FMI e uma injeção no braço para a economia mundial, no momento de uma crise sem precedentes”, declarou Kristalina Georgieva, diretora-gerente do fundo. “Isso ajudará especialmente nossos países mais vulneráveis que lutam contra o impacto da crise da Covid-19″, destacou. 

O programa, que havia sido aprovado pelo conselho executivo do fundo no mês passado, será implementado no próximo dia 23. A emissão de novos SDR será destinada aos países membros na proporção de sua cota no FMI, informou o órgão. Os países emergentes e em desenvolvimento receberão um total de cerca de 275 mil milhões de dólares americanos.

“Também continuaremos participando ativamente com nossos membros para identificar opções viáveis para a canalização voluntária de SDR dos países membros mais ricos para os mais pobres e vulneráveis, a fim de apoiar a recuperação da pandemia e alcançar um crescimento resiliente e sustentável”, assinalou Kristalina.

Os países ricos poderiam, por exemplo, transferir os SDR que lhes forem atribuídos para financiar o programa de combate à pobreza do FMI e o Fundo para o Crescimento, o que aumentaria a concessão de créditos a países de baixa renda.

Criados em 1969, os SDR não são uma moeda, nem existem materialmente. Seu valor é baseado em uma cesta de cinco moedas fortes: dólar, euro, libra, yuan e iene. Uma vez emitidos, eles podem servir como valor de reserva, que estabiliza o valor da moeda nacional de um país, ou se converter em moedas mais fortes, para financiar investimentos. Aos países mais pobres também é permitido obter moedas fortes sem o pagamento de juros altos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!