Início » Nunca nasceram tão poucos bebés nos primeiros seis meses do ano em Portugal

Nunca nasceram tão poucos bebés nos primeiros seis meses do ano em Portugal

Cristina Lai Men

Em Janeiro e Junho, 37.675 bebés fizeram o “teste do pezinho”, o número mais baixo desde que há registos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

O número bateu no fundo, entre Janeiro e Junho deste ano. O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) realizou 37.675 do chamado “teste do pezinho”, que cobre a quase totalidade dos nascimentos em Portugal. Trata-se de um mínimo histórico, já que é o valor mais baixo desde que começaram os registos, há mais de 30 anos.

Em comparação com o período homólogo (Janeiro – Junho) de 2020, nasceram menos 4474 bebés. Aliás, desde que o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge divulga informação mensal do “teste do pezinho”, só por duas vezes, nasceram menos de 40 mil bebés, entre Janeiro e Junho. Aconteceu em 2013 e 2014, com cerca de 39 mil recém-nascidos.

Contudo, o primeiro semestre de 2021 atinge o recorde mínimo, como se pode ver na tabela elaborada pela TSF, com base nos relatórios do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce do INSA.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!