Presidente de Angola inicia sexta-feira visita à Guiné-Conacri - Plataforma Media

Presidente de Angola inicia sexta-feira visita à Guiné-Conacri

O Presidente de Angola, João Lourenço, inicia na sexta-feira uma visita de dois dias à República da Guiné-Conacri, a convite do seu homólogo guineense, durante a qual será condecorado, divulgaram hoje os serviços de imprensa da Presidência angolana.

Na agenda da visita, que irá durar até sábado, consta um encontro “em privado” com o chefe de Estado da República da Guiné-Conacri, Alpha Condé, bem como reuniões a nível ministerial, segundo indicou a mesma fonte.

Os serviços de imprensa da Presidência angolana precisaram que João Lourenço será acompanhado nesta deslocação pelos ministros angolanos que tutelam as pastas dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Defesa e Veteranos da Pátria, representantes estes que irão trabalhar “com uma delegação ministerial guineense para o reforço da cooperação bilateral” nestas áreas.

A mesma fonte avançou que “um dos pontos altos da presença” de João Lourenço na Guiné-Conacri será uma cerimónia, a ter lugar na sexta-feira à tarde, durante a qual o governante angolano será condecorado com a Grã-Ordem Nacional da República da Guiné.

Os serviços de imprensa recordaram que esta distinção foi atribuída em 1973, “em pleno processo de luta de libertação contra o colonialismo português”, a António Agostinho Neto (o primeiro Presidente angolano, 1975/1979).

Em 1973, o líder independentista Ahmed Sékou Touré governava a Guiné.

João Lourenço terminou esta quarta-feira uma visita de Estado à Turquia, realizada para impulsionar as relações económicas dos dois países, e reuniu-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Assine nossa Newsletter