Entre 53 países, Portugal está em 31.º na resposta à pandemia - Plataforma Media

Entre 53 países, Portugal está em 31.º na resposta à pandemia

Um ranking mensal sobre os países mais resilientes na resposta à pandemia da doença covid-19, com base em diversos fatores, coloca Portugal na 31.ª posição entre 53 países analisados.

O “Covid Resilience Ranking” (na designação original) é desenvolvido e divulgado mensalmente pela “Bloomberg”, com base na análise de 12 critérios (sanitários, políticos e sociais), nomeadamente o número de casos por cada 100 mil habitantes no último mês, o total de mortes por um milhão de habitantes, a taxa de testes positivos, o acesso às vacinas, a qualidade dos cuidados de saúde, a mobilidade das populações ou as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021.

Na edição divulgada esta quarta-feira, o ranking é liderado pela Noruega que, segundo a “Bloomberg”, é o país que está a conseguir traçar, neste momento, o melhor caminho para uma futura normalização pós-pandemia.

Na análise global dos 12 critérios, a Noruega obtém uma pontuação no índice de resiliência de 77,2 em 100, sendo seguida pela Suíça e pela Nova Zelândia.

Os EUA foram os grandes destronados face ao mês anterior e estão agora na quinta posição, com uma pontuação no índice de resiliência de 74.

“O reinado dos EUA como o melhor lugar para se estar na era covid-19 durou pouco. A sua campanha de vacinação estagnou e os novos casos, potenciados pela variante Delta, aumentaram novamente em julho, provocando novas restrições em algumas partes do país, embora os óbitos continuem a ser uma fração do que foram em anteriores vagas”, referiu a Bloomberg.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
PortugalSociedade

Portugal entra hoje na última fase de levantamento de restrições

PortugalSociedade

Covid-19: Vacinação completa em Portugal continental supera os 83%

PortugalSociedade

Task Force apela utentes para usarem modalidade "casa aberta"

PortugalSociedade

Uso de máscara obrigatório em instituições de ensino superior

Assine nossa Newsletter