Pequim culpa Washington por “impasse” nas relações bilaterais

Pequim culpa Washington por “impasse” nas relações bilaterais

A China culpou ontem os Estados Unidos pelo que designou “de impasse” nas relações bilaterais, durante um encontro entre diplomatas dos dois países, na cidade chinesa de Tianjin

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Xie Feng, pediu aos EUA que “mudem a sua mentalidade altamente equivocada e política perigosa”, indicou um comunicado difundido pelo ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

O relacionamento entre a China e os EUA atravessa um impasse porque alguns norte-americanos retratam o país asiático como um “inimigo imaginário”, acrescentou Xie, durante o encontro com a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman.

A diplomata dos EUA está na China para debater o tenso relacionamento entre os dois países, em reuniões separadas, com Xie, que é responsável pelas relações com os EUA, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.
Sherman é a representante governamental norte-americana de mais alto nível a visitar a China desde que o Presidente Joe Biden assumiu o cargo, há seis meses.

As relações entre as duas potências deterioraram-se rapidamente nos últimos anos, devido a uma guerra comercial e tecnológica e diferendos em questões de direitos humanos.

Este fim-de-semana, Wang Yi acusou os EUA de agirem com uma postura de superioridade e de usarem a força para pressionar outros países.

Leia mais em Hoje Macau

Related posts
Sociedade

Biden anunciará 'boas notícias' para as mudanças climáticas na ONU

MundoSociedade

Covid matou mais nos EUA do que a gripe espanhola

ChinaEconomia

Evergrande leva Wall Street a uma das piores sessões do ano

FuturoMundo

NASA enviará robot ao polo sul da Lua em busca de gelo

Assine nossa Newsletter