EUA felicitam presidente eleito do Peru e pedem 'papel construtivo' em Venezuela e Cuba

EUA felicitam presidente eleito do Peru e pedem ‘papel construtivo’ em Venezuela e Cuba

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, parabenizou o presidente eleito do Peru, Pedro Castillo, nesta segunda-feira, em telefonema no qual disse esperar dele “um papel construtivo” em relação a Venezuela, Cuba e Nicarágua

Blinken “felicitou o povo do Peru por seu processo eleitoral indicativo de uma democracia forte e vibrante”, disse o porta-voz Ned Price. Ele também “agradeceu ao Peru por seu apoio em relação à crise na Venezuela e expressou esperança de que os peruanos continuem tendo um papel construtivo ao abordar a situação deteriorada em Cuba e na Nicarágua”, acrescentou em comunicado.

Na semana passada, Castillo, 51, distanciou-se do governante venezuelano, Nicolás Maduro, ao descartar que seu governo vá copiar “modelos” estrangeiros, algo que alguns setores políticos e empresariais do Peru temem.

Blinken reiterou o apoio dos Estados Unidos ao Peru para superar a pandemia e aplaudiu seus esforços na luta contra a mineração ilegal, o tráfico de drogas e de pessoas e a corrupção.

O presidente eleito assumirá o cargo na próxima quarta-feira, quando o Peru comemora o bicentenário de sua independência.

Related posts
MundoPolítica

Ocidente pede a Teerão que volte às negociações sobre questão nuclear

Sociedade

Biden anunciará 'boas notícias' para as mudanças climáticas na ONU

MundoSociedade

Covid matou mais nos EUA do que a gripe espanhola

ChinaEconomia

Evergrande leva Wall Street a uma das piores sessões do ano

Assine nossa Newsletter