Início » A culpa não é dos impostos, Portugal é o 5º país com a gasolina mais cara da UE

A culpa não é dos impostos, Portugal é o 5º país com a gasolina mais cara da UE

O preço da gasolina agravou-se, em média, na União Europeia em 7,1 cêntimos no segundo trimestre do ano, sendo que o agravamento no caso do gasóleo foi de 5,2 cêntimos por litro

Com ou sem impostos, Portugal foi, no segundo trimestre de 2021, o quinto país com a gasolina 95 simples mais cara da União Europeia. O preço médio, antes de impostos, foi de 64 cêntimos por litro, equivalente ao praticado em Espanha e na Alemanha, mas bem acima dos 58 cêntimos cobrados em França e em Itália, dos 59 cêntimos da Finlândia e Polónia ou dos 55 cêntimos da Áustria, entre outros. Quanto ao preço com impostos, foi de 1,60 euros por litro, em média, que compara com os 1,35 euros em Espanha, os 1,53 euros em França, os 1,54 euros na Alemanha e os 1,57 euros na Suécia, por exemplo.

Estes são dados do Boletim Preços UE-27 Combustíveis, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que mostra que, a nível do gasóleo simples, Portugal se situa na 11ª posição dos países que vendem este combustível mais caro na Europa quando considerado o preço médio sem a componente fiscal., que foi de 62 cêntimos, mas que sobe para 1,39 euros com o efeito dos impostos, tornando Portugal o sexto país que vende o gasóleo mais caro. A Suécia, com 1,59 euros por litro é o país que mais cobra pelo gasóleo, seguido da Finlândia (1,47 euros), Bélgica (1,45), Itália (1,45), Países Baixos (1,41) e França (1,39) são os países no Top 5 do gasóleo mais caro.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!