Início China Pequim pede que EUA pare de ‘demonizar’ a China durante visita da enviada

Pequim pede que EUA pare de ‘demonizar’ a China durante visita da enviada

AFP

Pequim pediu hoje aos Estados Unidos para pararem de “demonizar” a China, durante diálogos com a vice-secretária de Estado americana, Wendy Sherman, a enviada de mais alto nível do governo de Joe Biden a visitar o país asiático

“A esperança pode ser que, ao demonizar a China, os Estados Unidos poderão (…) culpar a China por seus próprios problemas estruturais”, informou o ministério das Relações Exteriores chinês em um comunicado, no qual advertiu que a relação bilateral está “estagnada e enfrenta sérias dificuldades”.

Ainda segundo a nota, Washington vê Pequim como um “inimigo imaginário”.

Sherman chegou neste domingo à cidade portuária de Tianjin buscando consolidar as relações entre as duas potências econômicas, confrontadas por temas como cibersegurança e direitos humanos.

“Urgimos os Estados Unidos a mudarem sua mentalidade equivocada e sua política perigosa”, acrescentou o comunicado sobre as conversas de Sherman com o vice-ministro chinês de Relações Exteriores, Xie Feng.

O povo chinês, continua a nota, vê a “retórica antagonista dos Estados Unidos como uma tentativa mal disfarçada de conter e suprimir a China”.

Sherman tem previsto reunir-se também com o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi.

No domingo, a diplomata tuitou que tinha conversado com empresários americanos sobre “os desafios que enfrentam na China” e enviou suas “condolências sentidas” às vítimas das inundações na província de Henan.

Os Estados Unidos afirmaram na semana passada que esperam usar os diálogos como uma oportunidade para mostrar a Pequim como é uma concorrência “saudável e responsável”, mas que quer evitar um “conflito”.

Em sua breve visita que se encerrará na segunda-feira, Sherman não irá a Pequim, permanecendo em Tianjin, uma cidade portuária no nordeste do país.

Uma lição

Na véspera da chegada de Sherman, o ministro chinês, Wang Yi prometeu “dar uma lição aos Estados Unidos sobre como tratar os países com equidade”, antecipando um início de visita tumultuado.

“A China não vai aceitar a superioridade autoproclamada de nenhum país”, assegurou Wang, citado em um comunicado no sábado.

Além de Sherman, John Kerry, emissário de Washington sobre o clima, tinha sido o único funcionário de alto nível do governo Biden a visitar a China, em abril.

As duas partes se comprometeram a cooperar no tema das mudanças climáticas, apesar de suas múltiplas diferenças.

Biden manteve a política de firmeza com a China adotada por seu antecessor, Donald Trump, enquanto Washington busca construir uma frente unida de aliados democráticos contra Pequim.

Na semana passada, os Estados Unidos e a China trocaram sanções iniciadas por Washington em resposta à repressão de liberdades em Hong Kong.

Washington também emitiu uma advertência às empresas que operam em Hong Kong sobre a deterioração da autonomia da cidade.

Os Estados Unidos ainda condenaram na semana passada os ciberataques em larga escala procedentes da China.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!