Início » Piscina ilegal em terraço ameaça fazer colapsar prédio em Leiria

Piscina ilegal em terraço ameaça fazer colapsar prédio em Leiria

Alexandra Barata

Uma piscina construída sem licença no terraço do lote 4 da Avenida Adelino Amaro da Costa, em Leiria, está em risco de colapsar.

O relatório técnico, a que o JN teve acesso, identifica os danos provocados nas garagens e nos quatro andares do edifício, em consequência da “deformação da estrutura de betão armado”, que provocou o esmagamento de tijolos, fissuras nas paredes, falta de coesão dos revestimentos e infiltrações. O lote 5 também foi afetado.

“No que se refere à piscina instalada na cobertura do edifício do lote 4, e face à sobrecarga pontual elevada que está a ser aplicada sobre a laje fungiforme, corre-se o risco de poder desencadear o mecanismo de punçoamento [colapso local associado a uma rotura frágil, e praticamente sem aviso] e provocar o colapso da estrutura”, refere o relatório técnico, solicitado pelos condóminos, datado de abril.

“Tragédia irreparável”

Determinado a resolver o problema, face ao agravamento dos sinais de “deterioração do edifício” nos últimos anos e ao receio de que uma “tragédia irreparável” pudesse acontecer, Ricardo Vieira, morador no lote 4, intensificou os contactos com a Autarquia, iniciados em janeiro. Apesar de ter enviado 14 emails sem obter resposta, não desistiu até conseguir que o prédio fosse alvo de vistoria. “Em maio, o Município deu a indicação para desmantelar todas as infraestruturas ilegais”, conta.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!