Início » Museu da Língua Portuguesa reabre ao público no dia 1 de agosto

Museu da Língua Portuguesa reabre ao público no dia 1 de agosto

Helena Teixeira da Silva

Equipamento será reinaugurado quase seis anos depois de um incêndio, na presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

O Museu da Língua Portuguesa, no histórico edifício da Estação da Luz, no coração de São Paulo, será reinaugurado no dia 31 de julho, quase seis anos depois do incêndio que destruiu dois andares do prédio e causou a morte a um bombeiro. O presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, já confirmou a presença na cerimónia de reabertura. A missão do equipamento mantém-se inalterada: enaltecer e divulgar a beleza e a riqueza da Língua Portuguesa.

No dia seguinte, o museu que recebeu quase quatro milhões de visitantes entre 2006 e 2015 (desde que foi fundado até que foi encerrado) volta a abrir as portas ao público com “Língua Solta”, uma mostra com 180 peças que, de acordo com a apresentação no portal do museu, é “composta por um conjunto de artefactos que ancoram os seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira embaralhada, levando o público a pensar nessa divisão e em outros entendimentos possíveis para o Mundo”. A par com esta mostra temporária, o museu exibirá o acervo permanente, agora num formato renovado, tirando partido da tecnologia para interagir com os visitantes.

Mas essa não é a única novidade. O escritor português José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, é evocado através de um vídeo, com uma das suas frases axiomáticas: “Graças à palavra o Mundo parece ter um sentido”. Essa palavra dita em português é falada por 261 milhões de pessoas no Mundo. E é também esse o desafio agora lançado pelo museu: pensar na importância e na história de uma língua que é partilhada por uma comunidade tão extensa – é o quinto idioma mais falado no Mundo.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!