Índia retira diplomáticos do Afeganistão devido a combates intensos

Índia retira diplomáticos do Afeganistão devido a combates intensos

A Índia anunciou hoje que retirou “temporariamente” os cidadãos do consulado de Kandahar, no sul do Afeganistão, devido aos combates intensos perto da cidade, enquanto os talibãs continuam a ganhar o controlo de numerosos distritos do país

“Devido a intensos combates perto da cidade de Kandahar, os cidadãos indianos foram retirados por um tempo”, anuncia num comunicado o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia.

Arindam Bagchi afirmou, porém, que a retirada é “puramente temporária até que a situação volte à normalidade” e insistiu que o consulado continuará a funcionar, assim como a embaixada indiana em Cabul.

A televisão NDTV de Delhi disse, citando fontes oficiais anónimas que 50 funcionários de nacionalidade indiana do consulado foram retirados durante a noite num avião das forças armadas.

A deterioração da situação de segurança no Afeganistão tem levantado preocupações entre as missões estrangeiras e as Organizações Não Governamentais (ONG) no país. A embaixada australiana em Cabul fechou suas portas em maio passado, com medo de um colapso no país asiático.

Related posts
CulturaMundo

“Sou mulher e jornalista, os Talibã não aguentam isso”

MundoPolítica

Talibãs reúnem-se hoje com representantes dos EUA e UE

MundoPolítica

Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU querem 'Afeganistão estável'

MundoPolítica

EI reivindica ataques contra talibãs no Afeganistão

Assine nossa Newsletter