Início » Impacto da Covid-19 nos jovens: mais peso, pior sono, mais álcool e drogas

Impacto da Covid-19 nos jovens: mais peso, pior sono, mais álcool e drogas

Céu Neves

Consequências físicas foram graves nos mais velhos, mas são os novos que têm mais problemas sociais. E não são os com mais de 70 anos a ter mais medo de contrair a doença. E a maioria concorda com as medidas de combate à pandemia.

Os jovens são o grupo que mais tem sofrido no dia-a-dia com a pandemia, conclui o estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) Impactos económicos, sociais e políticos da covid-19 em Portugal, que será apresentado esta segunda-feira. Metade dos entrevistados com idades entre os 15 e os 20 anos referem alterações de peso ou do sono, 20% admitem um aumento do consumo de álcool e de tabaco e 11% iniciaram-se nos fármacos psicotrópicos.

A conclusão é sublinhada por Maria Manuela Calheiros, coordenadora do capítulo Sociedade, dedicado à saúde e ao bem-estar, ao funcionamento social e equilíbrio económico. “A covid-19 teve um maior impacto, mesmo que indireto, nessa faixa etária, o que para mim foi surpreendente. Não foram só as idades mais avançadas que viveram estas questões intensamente. A geração jovem sofreu um impacto indireto maior e com diferenças significativas. Ficaram muito menos ativos, muito menos regulares no sono, devido às alterações dos horários escolares, deixaram de ter os ciclos de vida habituais”, explica.

Os resultados são preliminares e fazem parte de uma investigação a concluir na primavera de 2022. Nesta primeira fase, foram inquiridas, de 16 de março a 20 de maio, 2307 pessoas. É uma amostra estratificada por grupos etários (15 e mais anos) e por regiões, cujos resultados são cruzados com outras fontes de informação.

Na população em geral, 35% dos entrevistados dizem ter sofrido alterações no peso habitual, 30% sofrem distúrbios nos padrões de sono, 9% têm alterações no consumo habitual de álcool e tabaco ou na ingestão de calmantes, tranquilizantes ou outros fármacos com efeito psicotrópico. Logo, percentagens inferiores às verificadas entre os mais jovens.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!