Início China A beleza dos parques florestais do planalto Loess

A beleza dos parques florestais do planalto Loess

Lu Mengqi e Xie Yuan

Ao longo da última década, o Planalto Loess, ecologicamente frágil, tem sido alvo de um programa de reflorestação sustentável. Atualmente têm surgido parques florestais na região, tornando-se num local ideal de descanso e lazer para a população

Todos os fins-de-semana, Wang Kai, residente de Taiyuan, província de Shanxi, viaja desde o centro da cidade até ao Parque Florestal Yuquanshan, na periferia, para estar em contacto com a natureza.  O local apresenta uma bela paisagem e os transportes são acessíveis. Desde a inauguração, em 2014, que o parque tem recebido milhões de visitas de residentes locais e turistas, transformando-o num destino de sucesso. “Não venho só pela paisagem. Venho também para presenciar a constante transformação deste ambiente”, explica Wang Kai. 

Há mais de 20 anos atrás o Parque Florestal Yuquanshan era um local rico em carvão, gesso e outros recursos minerais. A presença da indústria mineira, que temporariamente transformou o parque num aterro, com centenas de buracos, teve um impacto enorme no ambiente e na ecologia local. 

De forma a promover um desenvolvimento sustentável, o governo de Taiyuan começou a aplicar uma série de medidas em 2011 para restaurar e controlar o parque. Foi neste período que surgiu o Parque Florestal Yuquanshan, com a plantação de mais de 1,7 milhões de árvores, um número que continua a crescer. 

A província de Shanxi está localizada no planalto Loess, o local com maior concentração de loesse (um tipo de sedimento amarelado) do mundo, com uma ecologia frágil e de grave erosão dos solos. Todavia, com a aplicação das políticas de reflorestação ao longo das últimas décadas, a dimensão da cobertura florestal no planalto tem crescido continuamente, com as montanhas áridas cada vez mais verdes, e consequente proteção do solo. 

“Usei as minhas próprias mãos para dar cor às montanhas áridas, sinto-me muito orgulhoso”, afirma Ma Lanzhu, trabalhador do município de Lan. Membro do grupo de trabalho de florestação do município, este homem, de 73 anos, acompanhado por mais de 2000 outros funcionários, plantaram na região cerca de 330 milhões de pinheiros, cobrindo uma área superior a 20 mil hectares, segundo o 13º Plano Quinquenal. Graças a este trabalho, a taxa de cobertura florestal do local subiu dos 16,5% para os 20,6%. 

De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Administração Florestal de Shanxi, a cobertura florestal da província era de apenas 2,4% no início dos anos 50. Até ao final de 2019 esta taxa tinha crescido até aos 23,18%, ultrapassando a média nacional pela primeira vez. 

A florestação oferece também mais oportunidades para a população local. Na aldeia de Mayinghe, Youyu, a população desenvolveu atividades como o turismo ecológico e a economia florestal. “No ano passado, em 2020, o rendimento per capita da aldeia ultrapassou os 12 mil yuan, representando um crescimento anual de 40%”, assinala Zhu Yi, líder da aldeia.

Graças à popularidade que a transformação ecológica trouxe ao local, o município de Youyu organizou ao longo dos últimos anos eventos como maratonas, corridas de cavalos e provas de ciclismo. 

A transformação verde tem-se tornado cada vez mais numa força de desenvolvimento de qualidade. Durante o 14º Plano Quinquenal, a cobertura florestal chinesa cresceu até aos 24,1%. Pelo planalto Loess, estes esforços de florestação são ainda maiores. A província de Shanxi lançou um plano que garante a plantação de mais de 1,33 milhões de hectares até 2025, com uma cobertura florestal de 26%. 

“A reflorestação é altamente benéfica para as gerações futuras. Além das montanhas agora cobertas de verde, também promove o turismo e economia locais”, lembra Ma Lanzhu.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!