Austrália envia mais 40 mil doses de vacina para Timor-Leste

Austrália envia mais 40 mil doses de vacina para Timor-Leste

A Austrália envia hoje mais 40.000 doses da vacina AstraZeneca para Timor-Leste, com o Governo a anunciar um aumento adicional do programa de apoio à vacinação a vários países da região

As doses que chegam hoje a Díli somam-se às 135 mil que o Governo australiano já enviou para Díli, no âmbito de um programa alargado de apoio à vacinação e à resposta à covid-19 no Pacífico e em Timor-Leste

Em comunicado conjunto, a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marisa Payne e o ministro de Desenvolvimento Internacional e do Pacífico, Zed Seselja, anunciaram esta semana que a Austrália vai enviar para a região 15 milhões de doses da vacina até meados de 2022.

“Esta dotação de até 15 milhões de doses para o Pacífico e Timor-Leste permitirá à Austrália cumprir o nosso compromisso de garantir que os países do Pacífico e de Timor-Leste podem alcançar uma cobertura abrangente das vacinas”, refere a nota.

Até agora a Austrália já ofereceu mais de meio milhão de doses de vacinas a países do Pacífico e a Timor-Leste, no âmbito de um programa de apoio que inclui ainda equipamento essencial, financiamento e assistência técnica à vacinação.

“A segurança sanitária e a recuperação económica da nossa região estão fortemente ligadas à Austrália. Como parceiros, vizinhos e amigos, estamos empenhados nesta parceria em curso, à medida que continuamos a apoiar a resiliência regional e lançamos as bases para a recuperação económica da nossa região”, refere o comunicado.

Até 06 de julho as autoridades timorenses já administraram quase 245 mil doses do total de 359.800 recebidas até ao momento no país.

Em concreto chegaram ao país, no caso da AstraZeneca, 124.800 doses oferecidas através do mecanismo Covax e mais 135 mil oferecidas pela Austrália e mais 100 mil doses da Sinovac, oferecidas pela China.

A nível nacional, 218.601 pessoas (29% da população com mais de 18 anos) já receberam a primeira dose e 26.358 pessoas (3,5%) já completaram a vacinação.

No Município de Díli, já foi administrada a primeira dose da vacina a 116.042 pessoas (54,3%) e 14.446 pessoas já receberam as duas doses (6,74%).

Timor-Leste tem atualmente 887 casos ativos em todo o país, com casos de infeção em todos os municípios menos em Lautem e Liquiçá, com 9.594 casos e 25 mortes registadas desde o início da pandemia.

Related posts
BrasilPolítica

Brasil vai partilhar tecnologia de vacinas com América Latina

MundoPolítica

UE sem informação sobre pacto entre Reino Unido, EUA e Austrália

MundoSociedade

África pede a laboratórios que vendam vacinas contra a covid-19

MundoSociedade

Chile estende vacinação contra a covid-19 a menores de 12 anos

Assine nossa Newsletter