Isabel dos Santos perde ação judicial na Holanda - Plataforma Media

Isabel dos Santos perde ação judicial na Holanda

A empresária Isabel dos Santos perdeu a ação na justiça holandesa, onde reclamava o afastamento do administrador judicial indicado para a Esperaza Holding, que junto a Exem Energy e a Sonangol, tem uma participação indireta na Galp Energia.

De acordo com a Angop, que cita do jornal Expresso, a Exem Energy, empresa controlada por Isabel dos Santos, tinha como acionista o seu falecido esposo, Sindika Dokolo.

A Exem Energy reclamou a 21 de Maio, o afastamento de Camilo Schutte como administrador judicial da Esperaza Holding, numa tentativa de invalidar o relatório elaborado por Schutte, que dava suporte às pretensões do Estado angolano de afastar a Exem e Isabel dos Santos da Esperaza, dando à Sonangol o controlo exclusivo desta empresa, que detém 45% da Amorim Energia, sociedade que, por seu turno, controla 33,34% da Galp.

A Justiça holandesa recusou o recurso da Exem que pedia o afastamento de Shutte, numa decisão tomada na semana passada, divulgada esta segunda-feira pelo ICIJ- Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, de que o Expresso faz parte, e que foi responsável pela publicação de Luanda Leaks.

Contactada pelo ICIJ para comentar esta decisão, a equipa que assessora Isabel dos Santos não respondeu até à publicação do artigo pelo ICIJ.

O administrador indicado para a Esperaza elaborou um relatório que pode levar a Justiça holandesa a declarar como nulo o acordo mediante o qual, em 2006, a Exem assegurou a compra de uma participação indirecta de 6% na Galp.

Leia mais me Jornal de Angola

Related posts
Portugal

Isabel dos Santos afastada da Galp pelo Tribunal Arbitral

AngolaSociedade

PGR admite complexidade no caso Isabel dos Santos

AngolaPolítica

Isabel dos Santos diz-se alvo de "vingança pessoal" de João Lourenço

AngolaPortugal

Caixa Geral de Depósitos executa Isabel dos Santos

Assine nossa Newsletter