Discurso de 1 de julho para celebrar o centenário do PCC

por Filipa Rodrigues
David ChanDavid Chan*

Daqui a menos de uma semana iremos celebrar o 100º aniversário do Partido Comunista da China (PCC), estando por isso planeado um grande evento para o dia 1 de julho. Wang Hui, vice-diretor executivo do Departamento de Propaganda do Comité Central do PCC anunciou que nestas celebrações centenárias pela primeira vez serão distribuídos certificados de honra assinados pelo presidente Xi Jinping.

Além destas congratulações, o presidente irá ainda discursar. Após o período de reforma e abertura chinesa, o secretário-geral do PCC costuma discursar durante as celebrações a cada cinco ou 10 anos, um ato conhecido como “o discurso de 1 de julho”. Estes discursos incluem toda a história do partido, a situação a nível nacional e internacional, assim como a evolução ao longo de várias eras. É uma altura para reflexão e análise, um sumário do sistema de administração chinês. Por isso este discurso oferece também uma oportunidade para apresentar novas medidas e políticas ao longo de uma nova era. Durante a preparação são registadas todas as opiniões do Politburo, sendo uma expressão coletiva do partido chinês.

Sob o contexto de choque entre civilizações do Ocidente e Oriente, a forma como este partido, com 100 anos de história, poderá garantir o desenvolvimento das políticas internas, e a forma como o presidente Xi Jinping irá responder aos fatores externos, constituirão o principal conteúdo do discurso do próximo dia 1.

As ideias e direção tomadas pelo presidente irão ter um impacto direto sobre o próximo congresso do PCC, envolvendo uma nova equipa a assumir poder. Ao longo dos primeiros cinco meses deste ano os media chineses têm analisado e especulado sobre as possíveis mudanças de líderes durante o 20º Congresso do Partido, incluindo os líderes provinciais que irão ter a oportunidade de fazer parte do Governo central, o futuro dos 25 membros do politburo, e ainda os 7 representantes do Comité Permanente do Politburo. Avaliando as atuais especulações, as identidades, idades e posições parecem incertas, especialmente tendo em conta que os congressos provinciais do partido ainda não aconteceram. Esperemos assim que este discurso de 1 de julho de Xi Jinping nos dê algumas pistas sobre a direção futura da liderança chinesa.

*Editor sénior da versão chinesa do Plataforma

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!