Jogos Olímpicos de Tóquio - Plataforma Media

Jogos Olímpicos de Tóquio

Se tudo correr bem, daqui a um mês terá lugar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Originalmente planeado para o ano passado, as autoridades viram-se obrigadas a adiar o evento devido à pandemia. Na altura esperava-se que o problema do vírus fosse resolvido no prazo de um ano, regressando tudo ao normal e sem controlos de fronteira e isolamento obrigatório entre países. Todavia, um ano depois, a situação não parece muito melhor, com o vírus em constante mutação. Em maio deste ano ainda parecia haver dúvidas sobre a possibilidade de prosseguir com a realização do evento. No entanto foi confirmado que os Jogos Olímpicos iriam ter lugar entre 23 de junho e 8 de julho deste ano mas, com a chegada da primeira equipa do Uganda ao país, foi detetado um infetado, deixando o Japão em alerta.

Os Jogos Olímpicos juntam atletas de elite de praticamente todos os países e regiões do mundo para que estes possam competir entre si, sendo por isso altamente provável o risco de infeção quer na vila olímpica, quer nas arenas de competição. Dificilmente se vai evitar o contacto físico durante as competições, aumentando a possibilidade de propagação do vírus. Caso um teste resulte num falso negativo, um atleta poderá regressar ao país de origem infetado e gerar um novo surto.

O Japão esperava que estes jogos fossem impulsionar o turismo e a economia, uma grande ajuda após uma década de perdas. A controvérsia surgiu logo durante os preparativos, incluindo acusações de corrupção, plágio e, por fim, o adiamento devido à pandemia. O plano original do país transformou-se num pesadelo, ficando ainda o Japão exposto a um risco de um novo surto, com grandes prejuízos daí decorrentes.

Os Jogos Olímpicos são um símbolo de paz mundial. Esperemos por isso que este grande evento desportivo traga grandes sucessos e anime um pouco um mundo atual em tons de cinzento.

*Diretor Executivo do Plataforma

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
Editorial

A onda de emigração que nos atingiu

Editorial

Temida desqualificação

Editorial

Retirada da Didi

Editorial

As luzes do arco-íris

Assine nossa Newsletter